5 estratégias para atrair e fidelizar os clientes na sua farmácia

Aguardar que problemas de saúde levem as pessoas até as farmácias é um erro que foi identificado há muito tempo pelos estabelecimentos do setor, que passaram a investir em itens de higiene, beleza, perfumaria e cosméticos como estratégia fundamental para manter farmácias e drogarias de portas abertas.

Mas na prática, nem todos os estabelecimentos tiram proveito de todas as possibilidades para criar oportunidades de venda a partir dos itens que estão disponíveis nas prateleiras e no estoque.

Ao mesmo tempo, a pandemia trouxe mudanças importantes na forma como os consumidores compram, dando papel de destaque ao delivery e a comodidade de receber qualquer item na porta de casa.

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Pensando nisso e a fim de te ajudar a criar estratégias para conquistar clientes e fidelizar os consumidores, selecionamos 5 estratégicas básicas para farmácias delivery aumentarem o faturamento.

1) Atenção à transformação digital 

Não é de hoje que sabemos que a maneira como os produtos são expostos é capaz de influenciar as pessoas a comprá-los. Mas o que fazer quando grande parte dos consumidores estão no digital?

A transformação digital é um conceito que se tornou muito popular durante a pandemia e consiste em criar estratégias que integram as vendas físicas e online, possibilitando que o cliente tenha uma experiência altamente satisfatória, independente do canal escolhido para ele fazer a compra.

Na loja física, a exposição dos produtos deve ser feita com objetivo de ser facilmente encontrado, ser acessível e de gerar atração por meio da disposição. Além disso, a maneira como os produtos são expostos pode fazer os clientes identificarem necessidades e comprem itens que não estavam no planejamento.

O mesmo processo deve ocorrer no digital, de acordo com as particularidades de cada canal. 

No website, quando um cliente seleciona um produto, os itens recomendados devem estar relacionados a ele ou fazerem parte dos itens adquiridos com frequência por quem compra aquele produto.

Para compras no WhatsApp, ter o catálogo digital ou o e-commerce integrado com a API do WhatsApp é fundamental para garantir a atenção e agilidade que os clientes solicitam neste canal.

E os atendentes devem estar atentos para fazer sugestão de novos produtos, ofertas e promoções que podem interessar ao cliente.

2) Campanhas de marketing devem ser constantes

Para aumentar o faturamento da sua farmácia delivery certifique-se, primeiramente, de que as pessoas conheçam o seu estabelecimento, saibam onde ele está localizado, quais são os diferenciais da sua farmácia delivery e se você faz entregas.

Estes são os primeiros passos básicos que devem ser divulgados, com informações fáceis de serem encontradas nos canais da sua farmácia, como bio do Instagram, do Facebook, descrição no Whatsapp e rodapé da loja online.

Adiante, para criar estratégias mais elaboradas, considere o perfil do seu público-alvo. Os catálogos de ofertas costumam ser efetivos nesse setor, mas não devem ser a única estratégia, principalmente diante das novas ferramentas.

Por exemplo, é possível utilizar o WhatsApp para enviar ofertas de interesse para cada perfil, de acordo com o histórico de compra da pessoa.

Vale a pena investir em softwares que filtram, organizam e possibilitam que você não envie a mesma oferta para todo mundo, evitando que os clientes da sua farmácia delivery fiquem saturados e deixem de prestar atenção nos seus envios.

Uma boa estratégia de marketing são as parcerias com profissionais de saúde, como médicos e fisioterapeutas para que os mesmos indiquem a sua drogaria aos pacientes e, em troca, recebem uma percentagem por cada venda realizada.

3) Conheça seus clientes

Conhecer os clientes, público-alvo e o perfil da maioria dos consumidores que passam pelo seu estabelecimento é o primeiro passo para uma boa estratégia administrativa e de marketing para o seu negócio.

Definições de faixa etária, gênero, eventuais problemas de saúde, faixa salarial, as expectativas do cliente e principais desejos vão ser fundamentais para criar estratégias altamente eficientes.

Além de guiar as estratégias de marketing de acordo com as personas que definem seu público, na prática, também é fundamental ter um bom catálogo de produtos que atraia os clientes e que ofereça benefícios em comparação aos demais concorrentes.

4) Atenção total ao delivery

Tão importante quanto o momento da compra e a facilidade para comprar online é a entrega. 

O delivery deve fazer parte do planejamento e da organização da empresa, de modo que a forma que o pedido é recebido e entregue deve passar por constantes melhorias.

Cabe a farmácia delivery orientar os entregadores e garantir que a atenção e agilidade façam parte da cultura da empresa, que deve ser transmitida por meio de ações a todos os colaboradores, incluindo os entregadores.

Além disso, a agilidade na entrega é ainda mais necessária para os clientes que solicitam medicamentos que tem o objetivo de solucionar dores ou problemas de saúde cujo os sintomas podem ser reduzidos em minutos ou poucas horas após a ingestão do medicamento.

De tempos em tempos, faça atualizações de rotas com os entregadores, dos processos até a compra sair da farmácia e práticas para melhorar o delivery e a satisfação dos clientes que compram online.

5) Programa de fidelidade

Sabe-se que o custo para adquirir um cliente é 5 a 7 vezes mais caro do que para manter, é por isso que investir em programas de fidelidade é uma das principais maneiras de incentivar a recompra e garantir que os clientes comprem de maneira constante no seu estabelecimento.

Neste cenário, o programa de fidelidade é uma solução eficaz e bem aceita, no qual é possível oferecer benefícios a fim de aumentar a satisfação dos clientes ao mesmo tempo que os mantém comprando da sua farmácia delivery.

Alguns softwares especializados no setor, além de contar com as principais funções para fazer a gestão de vendas e o controle de estoque, também possuem módulos que auxiliam a automatizar programa de pontos ou a dinâmica do cartão fidelidade.

Aumentar o faturamento e a fidelização de clientes é um desafio que pode ser alcançado pelas farmácias delivery através de entregas ágeis e do atendimento atencioso pelos canais online.

Se você ainda não está explorando essas oportunidades, aproveite as dicas e comece a colocar em prática o quanto antes!

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