Como comprar um carro com segurança

Está planejando comprar um carro e não faz ideia de por onde começar? Vamos te ajudar a encontrar o carro ideal para a sua necessidade e evitar cair em um golpe.

Comprar um carro é uma decisão que deve ser muito bem pensada por envolver um alto valor financeiro à operação. Por este e outros motivos, é fundamental que você tome essa decisão com muita calma e paciência.

Neste artigo, reunimos dicas de como comprar um carro com segurança e quais cuidados você deve tomar para evitar golpes.

Confirme todas as informações do anúncio

Ao encontrar um carro que lhe chame a atenção, peça para o vendedor confirmar todas as informações do veículo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas para pesá-las na hora de tomar uma decisão.

carro comprar seguranca

Investigue o vendedor / empresa

Busque ajuda de um profissional para investigar a empresa que está vendendo o carro. Consulte um detetive particular para encontrar possíveis irregularidades e evitar golpe.

A ideia aqui é não se meter em uma enrascada comprando um carro de uma empresa de fachada e depois ficar a ver navios, sem carro e sem dinheiro.

Fique atento a preços abaixo do mercado

Geralmente preços baixos nos chamam atenção, afinal, quem não adoraria economizar na compra de um carro?

Contudo, o barato pode sair caro e você acabar trocando gato por lebre.

Faça uma pesquisa com algumas empresas que vendem o mesmo carro para tirar uma média de preço e perceber assim se a empresa que oferece preços baixos está ou não muito abaixo do que é pedido pelo mercado.

O golpe tá aí, cai quem quer…

Consulte a placa do veículo

Uma rápida consulta da placa do carro ao site do Detran pode te mostrar diversas informações sobre o veículo.

Pode parecer perda de tempo tantas pesquisas, mas isso vai evitar que você caia em um golpe e perca o seu tão suado dinheirinho. 

Solicite a documentação do carro

Assim como a placa do carro, é muito importante consultar a documentação também.

IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), seguro obrigatório e licenciamento são impostos que compõem os documentos de um carro e podem ser consultados também no site do Detran pesquisando com os caracteres da placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Inclusive, nessa pesquisa você consegue também verificar se há multas e pagamento de impostos pendentes (e os valores), além de outras restrições, como processos judiciais, financiamentos não quitados, sinistros e bloqueios por falta de transferência.

Agende um test drive

Nunca, sob nenhuma hipótese, compre um carro sem ver primeiro o veículo.

Isso porque alguns vendedores tentam realizar a venda mascarando algumas verdades, como dizer que um carro bem rodado está com a “quilometragem baixa”, ou que o modelo teve um “único dono”.

No entanto, ao receber o veículo, você percebe que caiu em um golpe e as condições do carro são completamente diferentes das anunciadas.

Portanto, é fundamental que você veja e analise o carro de perto e com seus próprios olhos para evitar aborrecimentos futuros.

Além disso, realizando um test drive, você sentirá o carro e terá noção do real estado do veículo.

Realize o encontro em um local público

Caso você tenha visto o anúncio na internet e está com dúvidas sobre a procedência da empresa e até já contratou um detetive para verificar se estava tudo certo.

Combine com o vendedor de ver o carro em um local público, como no estacionamento de um shopping ou uma rua movimentada.

Isso porque existem muitas pessoas mal intencionadas que fazem anúncios na internet com a intenção de cometerem assaltos – seja vendedor ou comprador.

Como o seguro morreu de velho, é bom que você evite passar por situações desagradáveis ou perder dinheiro de maneira boba.

Conclusão

Neste artigo você conferiu 7 dicas para evitar golpe e comprar um carro com segurança.

Gostou das dicas?

Conta pra gente se você já vivenciou uma situação inesperada na hora de comprar o seu veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.