Espuma de gengibre: saiba como fazer em casa!

Se você adora drinks e sucos saborosos, veja como preparar uma boa espuma de gengibre para incrementar os seus!

O gengibre é um alimento saboroso e capaz de trazer inúmeros benefícios ao organismo, tais como ajudar a controlar o diabetes, combater infecções, melhorar a digestão, aliviar sintomas respiratórios, dores e combater náuseas.

espuma de gengibre

Muita gente adora tomar um chá feito com gengibre, mas poucas pessoas sabem fazer uma boa espuma de gengibre, que pode dar um visual, aroma e sabor diferenciados para os drinks.

Essa espuma é ótima para quem gosta de drinks com gengibre (como o Moscow Mule). E também pode ser colocada em sucos naturais, para dar aquele sabor levemente ardido. Como não leva álcool, serve até mesmo para incrementar sucos. Para aprender como fazer, basta seguir a leitura!

Sifão

A espuma de gengibre é fácil de fazer. Basta colocar, dentro de um sifão, os seguintes ingredientes: 300 ml de xarope de gengibre, 50 ml de suco de limão, 100 ml de água e duas colheres de clara de ovo pasteurizada em pó.

gengibre

Feche o sifão e chacoalhe bastante. Em seguida, encaixe uma cápsula de gás N20 nele para obter a espuma e a coloque na bebida que você desejar. Se você quiser produzir uma quantidade maior de espuma, lembre-se de deixar um espaço sobrando no sifão após colocar os ingredientes dentro dele.

Chantilly, gelatina ou leite

Para quem não tem sifão em casa, é possível produzir essa espuma utilizando chantilly. Isso mesmo: é preciso apenas batê-lo em uma batedeira até que ele adquira a textura desejada. Depois, basta aromatizá-lo com gengibre ralado e raspas de limão.

Outra alternativa ao sifão é misturar xarope de gengibre, açúcar, gelo e leite em uma coqueteleira. Misture bem todos os ingredientes e deixe a espuma descansar por alguns minutos.

gelatina
Espuma de gengibre: saiba como fazer em casa! 5

Outro ingrediente simples que pode te ajudar a preparar essa espuma é a gelatina. Para prepará-la, bata gelatina incolor e sem sabor, suco de um limão, meio copo de água, gengibre e açúcar a gosto em um sifão.

Espuma

Na gastronomia, uma boa espuma apresenta uma consistência que se produz a partir da mistura de açúcar,  proteína e uma base líquida (neste caso, o suco de gengibre misturado a um pouco de limão).

Quanto mais líquido você utilizar, mais deve acrescentar proteína para dar consistência à espuma. Isso explica por que é possível utilizar ingredientes como gelatina ou chantilly. Vale lembrar que essa base de proteína não deve apresentar sabor ou cheiro, para não interferir no sabor final da bebida.

A albumina, proteína presente na clara do ovo pasteurizada, é ótima para dar o aspecto desejado e tirar um pouco a acidez do gengibre e do limão. Contudo, misturar albumina provoca um aumento de temperatura no drink, o que libera o cheiro do ovo. Utilizar uma clara de ovo pasteurizada ajuda a resolver esse problema. 

ovos para libido

Se você não conseguir encontrar a versão pasteurizada, é possível utilizar a clara natural. Mas é recomendado adicionar um pouco de gordura ou de proteína para que a mistura não fique tão líquida (com aspecto de creme de leite fresco, por exemplo). 

É importante bater a mistura devagar e com pequenas pausas entre as batidas. Se, ao terminar de preparar a espuma, você perceber um leve cheiro de ovo, basta acrescentar um pouco de noz-moscada para neutralizá-lo. 

Quem deseja preparar o xarope de gengibre manualmente, basta pegar um pouco de suco de gengibre sem casca, o dobro desta quantidade de suco de limão, duas colheres de chá de açúcar e duas colheres de sopa de água. Mexa todos esses ingredientes em fogo baixo até dissolver totalmente. É possível guardar a mistura, pronta bem vedada, durante um mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.