O que fazer quando o voo atrasa e perde a conexão?

Uma pergunta que muitas pessoas andam fazendo é sobre o que fazer quando o voo atrasa e perde a conexão? Para quem vai viajar pela primeira vez, saber a solução para algumas questões acaba se tornando essencial, principalmente quando essas mesmas questões envolvem dinheiro e indenizações por perda.

É válido lembrar que a conexão acontece quando um passageiro pega mais de um voo a fim de chegar a um local específico. Dessa maneira, é necessário desembarcar em determinado ponto em um aeroporto e, em seguida, realizar o embarque em um outro avião para seguir com a viagem.

O que fazer quando o voo atrasa e perde a conexão?

O que fazer caso eu perca a conexão do voo por atraso?

Em caso de voo atrasado, é necessário que, quem perdeu uma conexão, se dirija até o balcão de atendimento oferecido pela própria companhia aérea que está responsável pelo voo. Em seguida, será preciso explicar toda a sua situação. Nesse instante, a empresa deverá mostrar quais são as opções do passageiro.

Para quem quer saber o que fazer quando o voo atrasa e perde a conexão, saiba que as opções são as seguintes:

  • Ser reembolsado de maneira parcial ou integral;
  • Continuar viajando em um outro voo para o mesmo destino ou escolher outro meio de transporte (se possível);
  • Remarcar o voo da conexão para um outro dia e outro horário.

Neste momento, é importante que o passageiro seja muito cuidadoso com a sua escolha. É muito comum que as companhias aéreas escolham aquela opção que seja mais vantajosa para a empresa. Por isso, avalie bem a situação e faça o que for mais cômodo para o seu caso.

Se for necessário, o passageiro que teve o voo atrasado ainda poderá entrar em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para abrir uma reclamação. Isso pode ser feito de maneira presencial, em um dos escritórios físicos da agência espalhados ao redor de todo o país.

Quais os direitos do passageiro ao perder a conexão?

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Já parou para se perguntar “quais são os direitos se eu perder a conexão”? Ainda não? Então saiba que é necessário ficar ciente de toda a situação para não sair prejudicado do acordo. O ideal é que o passageiro possa escolher aquela opção que melhor o atende, recebendo, até mesmo, uma assistência material.

De todo o modo, os seus direitos enquanto passageiro são:

  • Reembolso do trecho não utilizado: o reembolso é feito para o trecho que não foi percorrido pelo passageiro;
  • Reembolso integral: há alguns casos onde é possível ter todo o valor da sua passagem de volta para o seu bolso, retornando ao aeroporto de origem sem a necessidade de pagar nada;
  • Reacomodação: ainda haverá a possibilidade de embarcar, mas em outro avião da mesma companhia aérea ou de outra companhia, caso não haja disponibilidade, ficando o valor a cargo da empresa;
  • Remarcação de voo: o passageiro também poderá ter o seu voo remarcado, caso essa seja a sua opção. Assim, um novo dia e horário serão escolhidos a fim de oferecer comodidade e, também, de não prejudicá-lo;
  • Conclusão da viagem por outro meio: por fim, ainda há a conclusão de viagem por outro meio de transporte, sendo de total responsabilidade da companhia aérea arcar com os custos a mais.

É possível receber indenização nesse caso?

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Será que a perda de conexão pode gerar indenização? A resposta é sim. Na maior parte dos casos, os problemas relacionados aos voos geram um atraso superior ao período de 4 horas em relação à chegada no destino final. A partir desse período, o cliente terá todo o direito de solicitar uma indenização por parte da empresa.

É válido dizer que o valor a ser recebido não é confirmado previamente. Será necessário entrar em um período de negociação com a empresa para compreender quais foram os prejuízos gerados para o passageiro.

Prazo para a solicitação da indenização por perda de conexão

Para quem deseja saber o que fazer quando o voo atrasa e perde a conexão e quer receber a indenização, saiba que o tempo máximo que pode ser esperado irá depender muito do tipo de voo que foi contratado. Se ele for nacional, são 5 anos para pedir a compensação. Em caso de voo internacional, o período é reduzido para 2 anos.

Como evitar a perda da conexão

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Nem sempre perder uma conexão depende do passageiro. Ainda assim, existem algumas coisas que podem ser feitas para evitar que esse tipo de situação venha a acontecer. O primeiro de tudo é ficar atento aos painéis ao redor do aeroporto, que informam os horários e locais de embarque.

Além disso, para evitar o voo atrasado, saiba qual é a distância entre os dois aeroportos e qual o tempo estimado entre um voo e outro. Ao se programar, as chances de perder o voo são bem menores.