Como criar vídeos profissionais: Dicas para iniciantes

Como criar vídeos profissionais? Confira quais as principais dicas reunidas neste conteúdo para ajudar os iniciantes a produzirem conteúdos de qualidade para as redes sociais, blog, site da empresa, entre outros. 

Você sabia que o vídeo estava previsto para responder por 81% do tráfego total de internet do consumidor até os dias atuais? Isso significa que, quando alguém está na internet, há uma grande chance de que eles estejam assistindo a um vídeo em vez de qualquer outra coisa.

Como criar vídeos profissionais: Dicas para iniciantes

É o tipo de conteúdo mais acessível e popular para consumir porque: a) é muito mais fácil assistir a um vídeo sobre, digamos, uma técnica de edição de fotos do que ler sobre ela, e b) é o meio mais poderoso e versátil para se comunicar e engajar com uma audiência.

Se você deseja criar vídeos profissionais para qualquer finalidade, esta lista incrível de dicas e práticas recomendadas o ajudará  a melhorar a qualidade e o envolvimento de seu conteúdo.

Como criar vídeos profissionais?

Dependendo do seu orçamento, contratar uma empresa de produção de áudio e vídeo é muito vantajoso, pois o investimento vale a pena, uma vez que, terá todo o atendimento e experiência profissional para produzir conteúdos para a sua estratégia de marketing digital. 

No entanto, se está iniciando e deseja aprender por conta própria ou conhecer mais sobre a produção de vídeos, as seguintes dicas vão ajudá-lo:

social media influencer blogger fis content creation video conference

Planeje seu vídeo com antecedência

Criar vídeos profissionais não é apenas apertar o botão de gravação e usar filtros ou legendas. Existem vários fatores que entram em jogo para fazer um vídeo se destacar entre outros. E acredite ou não, eles têm a ver principalmente com o quão bem você planeja seu vídeo antes de realmente criá-lo.  

Determine uma meta

Antes de começar a fazer seu vídeo, você precisa saber por que está fazendo um. Entender o objetivo do seu vídeo, o ajudará a planejar, filmar, editar e promover seu vídeo de maneira mais organizada, economizando muito tempo e recursos.

Mais importante ainda, tornará seu vídeo mais eficaz em termos de alcançar os resultados desejados. Abaixo estão alguns exemplos de perguntas a serem feitas ao definir uma meta para seu vídeo:

O que você pretende alcançar com seu vídeo?

  • Você está tentando fazer as pessoas rirem?
  • Você está tentando levá-los a visitar seu site?
  • Você está promovendo seu produto?
  • Ensinando-lhes algo novo?

Identifique seu público-alvo

Você não pode atingir todos no mundo, porque então com quem você está realmente falando? Não ter uma visão clara de seus grupos de espectadores ideais simplesmente diluirá sua mensagem e conteúdo de vídeo.

Seu público determinará a maneira como você escreve seu roteiro, a maneira como grava seu vídeo e a maneira como o edita. Ele também determinará onde você distribui seus vídeos, dependendo de onde seu público principal está online.

Pense em quem você quer que veja isso e, em seguida, pense em onde na internet eles costumam “sair” para que você possa distribuí-lo mais tarde. 

Escreva um roteiro

Você pode escrever um script palavra por palavra para o vídeo ou apenas os tópicos gerais que pretende abordar no vídeo.

De qualquer forma, o objetivo é ter um documento de referência para que você não se esqueça acidentalmente de abordar um tópico essencial quando começar a filmar o vídeo.

Escolha o local certo para criar vídeos profissionais

Outra etapa essencial da fase de planejamento de vídeo é escolher o local da filmagem.

Escolher um local é mais importante do que pensa – dá contexto ao vídeo e pode melhorar consideravelmente a aparência do seu vídeo. Você pode gravar o vídeo em casa ou ir ao ar livre. Independentemente da opção escolhida, a aparência do seu vídeo será completamente diferente.

Use uma câmera de alta qualidade

smiling blogger girl is pointing up right with forefingers by sitting front her mini camera white background

Outra dica essencial para melhorar a qualidade do seu vídeo é usar a câmera certa. Ao contrário da crença popular, você não precisa de uma câmera cara ou profissional para fazer vídeos de boa qualidade. 

Existem duas opções principais de câmera para escolher: sua câmera de celular embutida ou uma câmera profissional. Vamos dar uma olhada em cada opção com mais detalhes:

Câmera móvel

A qualidade da câmera de quase todas as principais marcas de telefones celulares melhorou consideravelmente nos últimos anos.

Portanto, há uma grande chance de que o celular que você tem atualmente no bolso seja capaz de produzir vídeos em 4K a 60 FPS – o suficiente para igualar a qualidade de qualquer concorrente que você possa ter.

 Em um celular, iPhone Pro, por exemplo, a qualidade do vídeo é facilmente comparável a algumas das câmeras profissionais mais caras do mercado. 

Câmera profissional

Às vezes, para criar vídeos profissionais, uma câmera de telefone pode não ser suficiente. Nesse caso, você provavelmente terá que investir em uma câmera profissional. Isso lhe dará muito mais controle sobre a qualidade do vídeo que você está produzindo.

Além disso, você terá recursos que um telefone pode não oferecer, como estabilização de imagem integrada e a capacidade de trocar lentes. Além disso, a ciência de cores superior de uma câmera profissional aumentará consideravelmente a qualidade de produção de seus vídeos.

Portanto, se você deseja investir em seu equipamento de câmera, sugerimos que você escolha uma câmera repleta de recursos necessários para o seu tipo de vídeo.

Por exemplo, se você vai fazer vídeos internos, comprar uma DSLR pode ser uma boa opção. Mas se você for criar vlogs, uma câmera sem espelho pode ser mais adequada para você, pois carregar uma DSLR volumosa pode ser demais para seus braços.

Iluminação

A iluminação é outra parte essencial para criar vídeos profissionais. Se o seu vídeo estiver muito escuro ou muito claro, obviamente não ficará bom e você correrá o risco de as pessoas pularem seu conteúdo.

Existem duas fontes de luz primárias disponíveis para qualquer criador de vídeo:

Iluminação natural

Para iniciantes, a luz natural é uma excelente opção. Não custa nada e é totalmente capaz de fazer o assunto do seu vídeo parecer bom. Para usar a iluminação natural a seu favor, lembre-se de fotografar ao ar livre em um dia nublado ou durante a hora de ouro. 

Nesses momentos, a luz natural é super suave e cinematográfica – ela não fará com que seu assunto seja vesgo e nenhuma luz forte atingirá seu rosto. 

Iluminação de estúdio

À medida que você aumenta sua capacidade de produção, provavelmente deseja investir em equipamentos de iluminação para aumentar a qualidade de seus vídeos.

Aqui estão alguns equipamentos de iluminação que você pode adicionar ao seu equipamento de produção:

  • Luz LED – Ring Light;
  • Gatilhos e flashes;
  • Softbox ou modeladores;
  • Refletores.

Atualize a qualidade do áudio

man talking camera recording himself vlog working from home young content creator

O áudio do seu vídeo pode melhorar ou prejudicar seu conteúdo, e há algumas coisas simples que você pode fazer para salvar a integridade da qualidade de áudio do seu vídeo.

A melhor maneira de capturar áudio do seu assunto é usar qualquer microfone que não seja embutido na sua câmera. Porque não importa quão bom seja o microfone embutido da sua câmera, ainda não é suficiente substituir um gravador de áudio externo dedicado.

Geralmente, existem três tipos de microfones que você pode usar:

  • Microfones condensadores
  • Microfones dinâmicos
  • Microfones de lapela (ou microfones de lapela)

Cada um é ideal para diferentes usos, então invista em um que faça seu trabalho.

Antes de filmar, sempre teste o som para garantir que você tenha todos os itens acima configurados corretamente. Para alguém sem experiência prévia em áudio, essa geralmente é a única maneira de garantir que você esteja acertando.

Use um poderoso software de edição de vídeo

O uso de software de edição para criar vídeos profissionais é uma parte essencial do processo de produção. 

Isso permitirá que você adicione transições aos seus vídeos, classifique-os com cores, adicione títulos, legendas, introduções e encerramentos e costure-os de uma maneira fácil de entender para o público.

Existem vários softwares de edição de vídeo para escolher, gratuitos e pagos. Aqui está uma lista de alguns dos mais populares:

  • Visme Video Maker
  • Adobe Premiere Pro
  • Final Cut Pro da Apple
  • Elementos do Adobe Premiere
  • Corel Video Studio Ultimate
  • CyberLink PowerDirector

Dica profissional: o Adobe Premiere Pro e o Final Cut Pro têm vários plugins gratuitos e pagos para escolher, o que reduzirá seu tempo de edição pela metade.

Essas são algumas dicas especiais que podem ajudar qualquer iniciante a melhorar a qualidade do seu conteúdo para criar vídeos profissionais. Aproveite-as e compartilhe com os amigos!