Quer praticar uma atividade física e não tem paciência ou vontade de encarar uma academia ou piscina? Saiba que emagrecer andando de bicicleta é possível e prazeroso.
Embora não seja tão fácil como antigamente principalmente por causa do trânsito, andar de bicicleta em locais como parques, bosques e até mesmo nos finais de semana ajuda um bocado a perder peso e definir a musculatura.
Tire a bike da garagem ou do quartinho e vamos pedalar!
Conteúdo
Perder calorias andando de bicicleta
A primeira boa notícia é que emagrecer andando de bicicleta é fácil e não requer um treinamento visando a ultra-maratona.
O primeiro passo é ajustar a bike à sua altura. Lembra-se como fazer isso?
Para que as pedaladas sejam ergonomicamente corretas, o ciclista precisa manter um dos pés sempre plantados no chão enquanto outro descansa no pedal que fica mais alto quando estiver sentado no selim com a coluna reta.
Agora vamos gastar calorias andando de bicicleta! Veja o gasto calórico de algumas atividades sobre a bicicleta:
- Pedalar por lazer (“de boa”, como diz minha filha): 280 calorias por hora.
- Pedalar firme mas sem dar piques de velocidade: 560 calorias por hora.
- Praticar mountain bike; 700 calorias por hora.
Mas lembre-se, o mais importante em perder peso, é você maneirar na dieta. De nada adianta você se esforçar para pedalar e depois ganhar o dobro de calorias em um restaurante mexicano em SP ou um rodízio de pizza.
Como emagrecer andando de bicicleta
Escolher uma trilha segura e ter companhia são itens essenciais para que as pedaladas sejam prazerosas. Mas se você quiser fazer de suas sessões de ciclismo um treino concomitante à sua dieta, seguem algumas dicas:
- Dedique pelo menos 30 minutos diários às pedaladas. Comece com um ritmo mais lento e vá aumentando a velocidade assim que você sentir chegar a chamada “zona de conforto”. Faça isso obedecendo o SEU tempo.
- Não aumente a marcha. Isso seria trapacear você mesma. Mantenha a corrente nas coroas médias, que farão seus músculos trabalharem mais.
- Andar de bicicleta queima as gorduras excedentes com extrema eficácia quando o ritmo das pedaladas é de médio a intenso. Além disso, pernas e bumbum ficam torneados e sarados!
- Não fuja dos aclives. Algumas sessões em uma subida aumentam o gasto calórico e definem ainda mais os músculos.
Até a próxima!